sexta-feira, 19 de março de 2010

O poder absoluto da canela

Gostam de doces?
Existe um doce português (será que é originário de Portugal?) que está normalmente presente em ocasiões de festa, o habitual e gostoso leite creme. Uma receita simples, fácil, mas muito boa. Um prato de leite creme é algo a que não consigo resistir. No entanto, nunca coloco canela.
Quando estou noutra casa que não a minha, a pergunta costuma ser habitual: "mas não gostas com canela? Devias provar que é muito bom.". Eu já provei e não gosto. E reparem, eu adoro canela. Apenas acho que quando se junta leite creme com canela, estou apenas a saborear canela e o sabor do creme desaparece.

Desaparecida está também a minha ideia que a comunidade gay era muito unida. Eu sempre pensei isto porque no meu mundo ainda é algo muito reduzido e entendo como uma pequena população arrumada a um canto que se une por falta de opção. Mas com o passar do tempo, vejo que essa população está crescida, formada e organizada. Pelo pouco que entendi existe os "gays masculinos" e os "gays femininos", ou seja, os(as) homens/mulheres que tem características do sexo oposto ou os que seguem os padrões do seu género. Se calhar até aqui eu talvez já tenha chegado sozinho, no entanto constato que eles não se dão muito bem. São como o irmão mais velho e o mais novo.

Com todo este novo mundo para descobrir, entendi que o amor também começa (quem é que eu quero enganar?) a mudar. Se alguém diz que se consegue apaixonar por homens/mulheres apenas está a dizer por alto como é o seu poder de amar. Porque na realidade no acto de fazer o pedido, vai pedir todos os condimentos, todas as especiarias e todas as iguarias que acha ter direito. E quando falta um bocadinho de salsa o prato já não é o mesmo, e a capacidade de amar desaparece.

Isto tem de curioso na mesma quantidade que tem de assustador. Porque muitas vezes, nem a pessoa com o maior paladar do mundo consegue notar todos os ingredientes de um prato. Mas, imaginemos, que descobre passados anos que aquele ingrediente sempre esteve ali. O que fazer? Vomitar todas as refeições ou continuar a fazer o que sempre fez, que foi amar e apreciar aquela incrível refeição?

Quanto a vocês não sei, mas vou continuar a comer leite creme sem canela. No entanto, os jesuítas vou comê-los, sempre que possível, com canela.

Sem comentários: